Cricket

 

O jogo de cricket é um dos mais tradicionais esportes britânicos, praticado com bola e bastão, em um campo oval. Sua origem remonta possivelmente ao século 13 ou anterior. Segundo a Enciclopédia Britânica, o primeiro registro data de 1697, em Sussex. A partir do século 18, os ingleses levaram o esporte para as suas colônias.

Nos Estados Unidos e Canadá, o cricket foi jogado desde o século 18, mas perdeu lugar para o baseball.

Chegou na América do Sul por volta da primeira metade do século 19. Em outubro de 1842, o Victoria Cricket Club foi fundado em Montevideo. Em 1861, o Montevideo Cricket Club foi fundado na mesma Cidade.

No Brasil, a historiografia costuma indicar que o cricket chegou nos anos 1860, quando teria sido praticado em parques do Rio de Janeiro. Mas, talvez, tenha chegado antes na Bahia, que abrigava muitos imigrantes ingleses, desde a chegada da Família Real, em Salvador, em 1808.

Interessante, entretanto, é uma nota publicada em um conto no Jornal da Tarde, de 1º de maio de 1872 (Rio de Janeiro), com o título O cajado de S. Pedro. Nele, o autor observa que:

"É preciso não confundir o jogo do cajado como se joga aqui com o criket, ao qual em outros paizes dá-se o mesmo nome.

O jogo do cajado differe do criket em ser o bastão guarnecido em sua curva de uma pequena peça de ferro simi-circular e ser substituída a balla por uma bolla de azevinho a que no paiz se dá o nome de chôleta."

Nota-se que se praticava o jogo do cajado, em alguns lugares, pensando-se ser cricket. O jogo do cajado é também referido pelo poeta português João Xavier de Matos, em uma de suas rimas publicadas, em 1782, em Lisboa. Seria o jogo do cajado uma versão portuguesa do cricket? Sabe-se que, desde a Idade Média ou antes, usou-se cajados em alguns jogos, que deram origem a esportes modernos, como o golfe, por exemplo.

Em Salvador, capital do Brasil até o século 18, o jogo do cajado pode ter sido praticado. Entretanto, o cricket original inglês era sabidamente praticado por imigrantes britânicos.

Outro caso interessante é o do Campo Grande, em Salvador, uma região que abrigava muitos britânicos, desde o início do século 19. O Cemitério Britânico da Bahia, foi fundado em 1811, e a Capela Anglicana, em 1853, em frente ao Campo Grande, criando um ambiente perfeito para a prática desse esporte. O campo de cricket não tem dimensões fixas, pode ser grande ou pequeno. Apenas o retângulo central possui dimensões definidas (22 jardas x 10 pés).

Em 1872, já existiam clubes de cricket em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. O São Paulo Cricket Club teria sido inaugurado naquele ano, segundo o Correio Paulistano de 19 de junho de 1872.

No final do século 19, o cricket já era um esporte popular no Brasil, mas cedeu lugar para o futebol, no início do século 20. O cricket ainda é uma paixão no Reino Unido, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Paquistão, Bangladesh, Afeganistão, Irlanda, Zimbabwe, África do Sul e mais alguns países.

Por Jonildo Bacelar

 

Cricket America

 

À esquerda, o jogo de cricket, no Campo Grande, em Salvador, Bahia, em 1873, um local de prática regular do esporte, no século 19. Esta é provavelmente a mais antiga ilustração da prática desse esporte no Brasil (clique na imagem para mais informações).

Existiram em Salvador pelo menos três clubes de cricket, como o Bahia Cricket Club (incorporado pela Associação Atlética da Bahia, em 1921), o Club de Cricket Victoria (atual Esporte Clube Vitória) e o Clube Internacional de Cricket (extinto).

 

 

 

◄ Esporte

 

 

 

Cricket

 

 

 

Esporte

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico Esportes no mundo.

 

 

 

Bastão

 

Esporte

 

 

 

 

 

Cricket